
O presidente Jair Bolsonaro e o novo ministro da Saúde, Nelson Teich. Foto: Marcello Casal Jr
Na tarde desta quinta-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro anunciou o médico Nelson Teich como novo ministro da Saúde, substituindo Luiz Henrique Mandetta, que ficou pouco mais de 16 meses no cargo.
Teich assume o cargo em meio à pandemia do novo coronavírus, que já infectou mais de 30 mil pessoas no país, levando cerca de 1,9 mil pacientes a óbito. Em um pronunciamento no Palácio do Planalto, ao lado do novo auxiliar, Bolsonaro ressaltou que é preciso combinar o combate à doença com a recuperação econômica e garantia de empregos, e defendeu uma descontuidade gradativa do isolamento social em vigor em todo o país.
De acordo com Bolsonaro, houve um “divórcio consensual” entre ele e Mandetta, e destacou que o ex-ministro “se prontificou a participar de uma transição a mais tranquila possível, com a maior riqueza de detalhes que se possa oferecer”.