
Secretário Edmar Santos confirma primeiro caso de transmissão local do coronavírus no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação
O secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos, confirmou, na manhã desta quinta-feira 12, o primeiro caso de transmissão local do coronavírus no Estado. “Tivemos ontem a confirmação de um exame de contraprova pela Fiocruz, que faz com que o Rio de Janeiro tenha tido o primeiro caso de transmissão local do vírus”, disse o secretário, durante entrevista ao Bom Dia Rio, da TV Globo.
A medida faz com que o estado passe para o nível 1 do Plano de Contingência, que prevê a disponibilidade de 206 leitos exclusivos para tratamento de casos graves de pessoas infectadas em hospitais espalhados pelas diversas regiões, incluindo unidades municipais e federais, além da rede estadual.
Segundo o secretário, é importante que pessoas mais sensíveis ao vírus – idosos acima de 60 anos, pessoas que já têm doenças cardíacas ou pulmonares – comecem a mudar seus hábitos, como deixar de frequentar locais de grande adensamento, como metrôs, trens, cinemas – que têm menos pessoas, mas são locais fechados – e estádios de futebol. Eventos em locais abertos, como comícios e shows, devem ser evitados.