
Foto: Adriano Machado/Reuters
Neste domingo (5), o dialogo com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e o presidente Jair Bolsonaro, trouxe um viés mais otimista com relação à possibilidade de não taxação da energia solar. A estratégia, segundo o chefe do executivo, é a de apresentar e aprovar um projeto de lei que proíba essa taxação.
“Liguei para o Rodrigo Maia e para o Davi Alcolumbre. Se a Aneel vir a taxar, eles toparam derrubar a questão. Algum parlamentar deverá apresentar um projeto de lei para taxação zero e eles vão colocar para votar em regime de urgência. Então está sepultada qualquer possibilidade de taxar energia solar”, disse Bolsonaro.
O presidente usou as redes sociais para informar, por meio de um vídeo, que a decisão sobre a taxação da energia solar é de responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Que fique bem claro que quem decide esta questão é a Aneel, uma agência autônoma na qual seus integrantes têm mandato. Não tenho qualquer ingerência sobre eles. A decisão é deles. Nós do governo não discutiremos mais esse assunto, e ponto final”.