
Rio de Janeiro – Longas filas se formam em frente aos postos de saúde para a vacinação contra a febre amarela no Rio. (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Na última quinta-feira (12), saiu a portaria no Diário Oficial da União que libera os recursos para incluir mais de 50 milhões de brasileiros no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde, para garantir essa mobilização e estimular as prefeituras a cadastrarem e incluírem mais brasileiros no SUS, o governo federal vai repassar ainda este ano R$ 401 milhões a todos os municípios, sendo R$ 8,9 mil para cada uma das cerca de 45 mil Equipes de Saúde da Família, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de Saúde que atendem a população nos serviços de saúde da Atenção Primária.
Portanto, a pasta está convocando gestores e profissionais de saúde de todo país a atualizarem o registro dos pacientes no SUS.
Agora, um dos novos critérios de financiamento engloba o número de pessoas cadastradas nos serviços de Saúde para definir o valor de recursos a ser repassado às secretarias de Saúde dos municípios. “Ou seja, quanto mais pacientes acompanhados, mais recursos para os municípios.”
Para mais informações, acesse a matéria da Agência Brasil.