
Imagem da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Foto: Igor Jácome/G1)
O “Premio a la investigación en innovación de políticas públicas en Seguridad Alimentaria y Nutricional”, organizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e pelo Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO), foi dado para o artigo “Plano Estratégico de Combate a Doenças Crônicas Não-Transmissíveis: o processo de construção coletiva em uma rede municipal de ensino”, na categoria Artigos Inéditos..
O artigo apresenta um planejamento participativo para promoção de saúde do programa de extensão “Saúde e Bem-estar na Escola”, sediado pela FACISA/UFRN em parceria com a prefeitura municipal de Santa Cruz/RN. A pesquisa foi realizada com base em um diagnóstico socioeconômico e de saúde dos escolares e de suas famílias. O desenvolvimento decorreu por meio de estudo populacional durante 3 anos. Foi realizada uma consulta sobre soluções para enfrentamento dos problemas identificados, além da utilização de métodos participativos nas escolas da rede, envolvendo os pais, diretores, professores, merendeiros e gestores municipais. O lançamento do plano na comunidade aconteceu no auditório da FACISA, em novembro de 2018.
A pesquisa foi realizada por pelas discentes Soraya Helena Penha do Nascimento e Kelly Arleziane de Lima, orientadas pelo professor Fábio Resende de Araújo, do Departamento de Administração Pública e Gestão Social (DAPGS/CCSA) com colaboração de outros professores.