Império Brasileiro é derrubado há 130 anos

Proclamção da República – Benedito Calixto, 1893

Hoje (15), faz 130 anos que os militares derrubavam o Império em crise de Dom Pedro II e instauravam a chamada “República das Espadas” (1889 – 1894), assim proclamando a primeira república do Brasil, resultado da crescente insatisfação dos diferentes grupos políticos, sendo eles a elite latifundiária escravocrata e os militares.

A insatisfação com o governo veio após a abolição da escravidão em 1988 junto aos rumores que Dom Pedro II estava muito doente, e que possivelmente seria substituido pelo marido da princesa Isabel, o francês conde D’Eu, figura impopular que já havia criado conflitos com os militares na ocasião da Guerra do Paraguai, que não haviam recebido o devido prestigio do imperador após a vitória em solo paraguaio.

No dia 15 de novembro de 1889 o marechal Deodoro da Fonseca, apoiado pelos principais grupos hegemônicos do país, reuniu-se com milhares de militares e marchou pelas ruas do Rio de Janeiro, na época a capital do país, para proclamar a república, destituindo o Imperador Dom Pedro II de seu trono. Após a proclamação, o governo republicano deu um prazo para que a família real deixasse o país.

Anterior

2ª rodada do Fórum de Debates sobre revisão do PDN continuará segunda-feira (18)

Próximo

Presidente estadual do PSL deixa partido para acompanhar Bolsonaro

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas