Sesap orienta municípios sobre manchas de óleo

Foto: Divulgação/Internet

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) se reuniu na manhã de hoje (8) com representantes da área da saúde dos municípios atingidos pelas manchas de óleo no litoral potiguar para discutir as ações que vêm sendo desenvolvidas, reforçar os cuidados que devem ser adotados e apresentar o protocolo de atendimento para pessoas que entraram em contato com o material.

Cerca de 13 municípios foram mobilizados. A subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap, Aline Rocha, explicou a importância da ação. “A proposta desse espaço é, principalmente, sensibilizar quanto a notificação. É a partir delas que conseguirmos ampliar as ações que já vêm sendo desenvolvidas e criar novas estratégias para orientar à população quanto aos riscos do contato direto com a substância”.

Como forma de prevenção, a população deve evitar contato direto com a água e o solo nas regiões atingidas pelo óleo, sobretudo os grupos que possuem maior vulnerabilidade, como crianças e gestantes. Quando houver contato deve-se buscar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima. Outra recomendação é avaliar os pescados oriundos das áreas atingidas. É necessário observar se possuem manchas, furos ou cortes nas superfícies. Caso haja dúvidas sobre a qualidade do pescado ele não deve ser consumido.

Anterior

Estudantes da rede municipal conhecem pontos históricos de Natal

Próximo

Av. Maria Lacerda Montenegro receberá obras de saneamento

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas