WhatsApp Image 2019-10-19 at 20.50.16

Ceara Mirim pode iniciar o processo de renovação no interior

Uma eleição fora de época na cidade de Ceará Mirim é uma nova oportunidade para analisar, escolher e, quem sabe até, renovar a política local.

Falar em renovação no interior era complicado até bem pouco tempo, pois geralmente a maioria das cidades se dividiam em dois grupos tradicionais que ficam disputando qual o menos pior na opção do eleitorado.

Quem ganhava a eleição saia destroçado e passava quatro anos com o outro grupo boicotando ou atrapalhando as suas ações. Depois invertia as opções e jogo continuava por várias gerações, com os filhos assumindo o papel antes exercido pelos pais.

Hoje porém, por diversos fatores, vê-se os primeiros sinais de uma nova consciência surgindo nos municípios e apontando para as próximas eleições. É o processo de Renovação que já pode ser iniciado pela cidade de Ceará Mirim, na região metropolitana de Natal.

O afastamento do prefeito Marconi Barreto, deu ao eleitor Ceará-miriense a oportunidade de voltar a sua atenção para o que pode acontecer na cidade, caso haja uma quebra no ciclo político tradicional.

E quebrar esse ciclo significa entre outras coisas, permitir que um novo olhar e novas mentes, construam gestões mais preocupadas com o desenvolvimento coletivo, do quê a perpetuação no poder das oligarquias locais.

Ceará Mirim historicamente já foi influência para outras cidades, devido a posição e tamanho, mais uma vez a cidade pode servir de exemplo no estado e liderar um processo político que pode mudar o eixo político do Rio Grande do Norte.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp

Sobre o autor

Últimas do colunista

Recentes

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *