ANVISA recomenda sistema da UFRN para hospitais

(Foto: Reprodução/Brechando)

O “E-Questionário de Segurança Hospitalar” é um sistema que integra dois softwares para a coleta, armazenamento, análise e relatórios automáticos sobre a cultura de segurança de pacientes em hospitais. Ele foi criado por estudantes de graduação e pós-gradução do grupo de pesquisa CNPq e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Com a promessa de melhorar a cultura de segurança de pacientes hospitalares, o sistema lançado na última terça-feira (17) foi recomendado pela ANVISA no Dia Nacional da Segurança do Paciente. A ideia é que seja usado por mais de 5.000 hospitais do Brasil.

É necessário que os hospitais se cadastrem, se identifiquem e que insiram os contatos dos profissionais da saúde de seus hospitais no sistema. Automaticamente, é chegado um e-mail para que o profissional responda um questionário sobre a cultura de segurança do paciente.

Com a resposta dos profissionais, que inclusive, podem ser coletadas presencialmente e colocadas no sistema, é produzido um relatório com tabelas e gráficos apontando fortalezas, fragilidades e todos os indicadores de cultura de segurança do paciente. Assim, a avaliação fica mais rápida e eficiente aos hospitais.”O gestor hospitalar pode medir as várias dimensões da cultura organizacional e, a partir daí, planejar intervenção de melhoria de qualidade dos serviços de saúde”.

O questionário poderá ser respondido até o dia 30 de novembro de 2019. Para mais informações, acesse o E-Questionário de Cultura de Segurança Hospitalar.

Fonte: Portal da UFRN.

Anterior

Greve Global pelo Clima ocorreu em mais de 150 países

Próximo

Incêndio em Patu é controlado após 5 dias

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas